Histórias da Tradição é uma ponte para a aproximação entre os povos indígenas e o povo das cidades através da beleza das histórias, das narrativas tradicionais, da força da Palavra Criadora.

Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e realização da Ikore, o projeto Histórias da Tradição está trazendo para o público o acervo precioso de histórias contadas nas aldeias pelos narradores tradicionais dos povos Xavante e Karajá e mais: vídeos, fotografias, textos, desenhos, depoimentos.

Uma oportunidade para que o público, indígena e não indígena, entre em contato com as culturas e a sabedoria desses povos.

Como resultado da parceria com as aldeias Fontoura e Etenhiritipá, o projeto editou dois livros: Ynyxiwè que trouxe o sol e outras histórias do povo Karajá e Aihö’ubuni, O Lobo Guará e outras histórias do povo Xavante.

Os livros são ilustrados pelos jovens dessas aldeias e trazem um CD de áudio encartado para complementar a viagem sensorial ao tempo do poder com as histórias originais e versões em português acompanhadas de músicas tradicionais.

Histórias da Tradição é uma resposta ao pedido dos velhos sábios das aldeias que acreditam que as novas tecnologias, quando apropriadas e conduzidas pelas comunidades, podem ser armas importantes para a manutenção e valorização das tradições.

Nosso desejo é de que o projeto venha a contribuir para o fortalecimento da identidade e das culturas indígenas, para o encantamento do público e para a conquista do respeito aos povos originários de nosso país.